Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa está sendo realizada

Segundo o subsecretário de Defesa Agropecuária do DF, campanha vai até 30 de novembro

Brasil Rural

No AR em 06/11/2017 - 12:57

Começou neste mês, a segunda etapa de vacinação da febre aftosa em todo o país. De acordo com o calendário nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a vacinação de bovinos e bubalinos  se estenderá até 30 de novembro. Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Roraima e São Paulo devem vacinar todo o rebanho, independentemente da idade. Os demais estados deverão aplicar a segunda dose apenas em bovinos e bubalinos de até dois anos.

Rebanho de bovinos

Sobre o assunto, o Brasil Rural conversou com o subsecretário de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura do DF, Vinícius Campos, que explicou os procedimentos necessários ao produtor. Segundo ele, aquele que não realizar a vacinação do seu rebanho pode estar sujeito a sanções administrativas e, consequentemnete, a multa. Vinícius falou também sobre a importância desta espécie de censo do rebanho, em todas as federações do país, e de como os criadores estão mais conscientes a cada ano.

"Na última campanha, 99% dos produtores realizaram a vacinação. Isso demonstra o trabalho da secretaria na conscientização da importância de realizar a imunização dos animais", apontou.

Ouça a entrevista completa:

 

A febre aftosa é uma doença viral, contagiosa, que afeta animais de casco com fenda, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Os principais sintomas da aftosa são: febre alta, úlceras na boca, nas patas e nas tetas, além da perda de apetite e outros sintomas. Devido à doença, ocorre diminuição na produção leiteira, além da perda de peso, do retardo do crescimento e da pouca eficiência reprodutiva. 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações da Secretaria de Agricultura do DF 

Criado em 06/11/2017 - 13:24

Mais do programa