Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

38ª edição da Festa do Guaraná de Maués comemora supersafra no Amazonas

Em entrevista ao Brasil Rural, prefeito do município fala sobre a produção deste ano que chegou a ser excedente e a implantação do Selo de Indicação Geográfica

Brasil Rural

No AR em 08/12/2017 - 13:41

O Brasil Rural desta sexta-feira (8) foi até o Amazonas falar sobre a 38ª edição da Festa do Guaraná, de Maués, que acontece até este domingo (10), no município de Maués, a 641km de Manaus. A produção deste ano é uma verdadeira retomada do setor que vinha amargando uma queda nos últimos anos por falta de políticas públicas de incentivo.

Segundo dados da Prefeitura de Maués, em janeiro não havia sequer mudas nos viveiros municipais para serem distribuídas aos agricultores. Entre as ações para 2018 está a implantação do Selo de Indicação Geográfica e a construção de um novo viveiro municipal. Conversamos sobre estes assuntos com o prefeito de Maués, Júnior Leite. 

"O guaraná que é produzido é a maior cultura de nosso município. A notícia boa é que este ano tivemos uma supersafra de guaraná, em Maués. Agora os produtores vão produzir o processamento para transformação deste produto. Nós temos o melhor guaraná do mundo. Isso com base no solo e no clima e na forma como ele é processado aqui, de forma mais artesanal. São pelo menos 1.500 produtores familiares envolvidos na produção. Há também os indígenas que produzem o guaraná orgânico e o grosso desse guaraná vai para a Europa. Produtores familiares fazem uma produção para o guaraná de xarope, que a Ambev compra", aponta Júnior, que fala também sobre o cultivo da planta. 

Ouça a entrevista completa no player abaixo. 

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 08/12/2017 - 14:17

Mais do programa