O Brasil Rural foi até o Rio Grande do Sul falar sobre a produção de fumo no país. O programa conversou com o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano, que apontou o Brasil como o maior exportador de tabaco do mundo e o segundo maior produtor, seguido da Índia.
Na entrevista, ele comenta mais sobre o segmento nos estados de SC, PR e RS - grandes produtores - e também sobre a tradicional monocultura do fumo.
"Do tabaco só se faz cigarro, então essa queda no consumo preocupa nós produtores. Ninguém está contra o produtor, mas a relação é direta. Temos que adequar e produzir menos. Nós não podemos dizer que o produtor de tabaco não diversifica a cultura. Mas em algumas regiões, ele produz para o seu consumo. Porém, isso só não adianta. Para ter sustentabilidade, é preciso ter mais de uma atividade econômica. Pouco a pouco a gente tem conseguido isso", diz Benício.
Ouça a entrevista completa no player abaixo.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.