O Brasil Rural desta segunda-feira (18) traz de volta o tema segurança do trabalho no ambiente rural. Uma pesquisa de doutorado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) avalia a proteção dos trabalhadores no cultivo do abacaxi contra ataques de serpentes.
Em entrevista ao programa, Maria Cristina Gonzaga, pesquisadora e técnica da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), falou sobre o trabalho. Segundo ela, os acidentes com serpentes predominam na estação chuvosa e quente, e as partes mais atingidas são os pés e as pernas.
Na entrevista, ela explica, ainda, a escolha dessa cultura e o trabalho com as espécies jaracuçu e cascavel. Os equipamentos de proteção individual aprovados foram testados em campo por trabalhadores de Frutal/MG.
Ouça:
Segundo a pesquisadora Maria Cristina Gonzaga, os registros apontam para 25 mil acidentes com serpentes no trabalho rural, mas não é possível afirmar quantos desses levam a óbito.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.
*Com informações da Fundacentro