A Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ), em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj) e mais 13 instituições de ensino e pesquisa brasileiros, lançaram recentemente o portal Pescado em Rede, que reúne informações sobre as cadeias produtivas de rã, tilápia e camarão. A iniciativa segue a experiência da rede de ranicultura, criada há sete anos e que conta com quase 500 membros ativos.
Na plataforma virtual é possível acessar gratuitamente publicações, notícias, cursos, capacitações, serviços e equipamentos e buscar contatos de técnicos e extensionistas de todo o Brasil. Para falar sobre o novo site, o Brasil Rural conversou com o pesquisador da Área de Transferência Técnica da Embrapa e líder do projeto, André Cribb.
"Quando um novo empresário queria entrar na cadeia do pescado, ele não tinha bastante informação", conta Cribb, revelando que foi a partir dessa constatação que surgiu o desejo de disponibilizar informações e conhecimento em um site na internet.
Ouça a entrevista na íntegra:
Ao se integrar à rede, solicitando inscrição pelo e-mail pescadoemrede@gmail.com, o usuário também recebe dicas sobre sistema produtivo e mercado pesqueiro, selecionadas entre as principais dúvidas e experiências dos produtores. "A rede tem pesquisadores, analistas, produtores, comerciantes e consumidores. Então, qualquer problema pode ter a ajuda da lista de discussão", comenta André.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.
*Com informações da Embrapa