O Brasil Rural fala sobre o Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Um projeto pode alterar a Lei de Proteção das Palmeiras de Babaçu, o que autorizaria a queima do coco babaçu, inteiro ou in natura, para a produzir carvão, no Tocantins.
Esse projeto de lei, se aprovado, pode impactar a vida das quebradeiras. Carolina Magalhães, da Coordenação Técnica do MIQCB, conversou com o programa sobre o assunto.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Além de dificultar o trabalho no local, a mudança pode abrir precedentes para outros estados.
As quebradeiras coletam e quebram o coco babaçu. Da extração, elas aproveitam 100% do fruto.
Muitas vezes elas estão fora dessa terra, são impedidas de entrar na área pelos proprietários rurais e ficam submetidas a acordos para terem acesso.
Para Carolina, o projeto de lei desconhece as atividades das quebradeiras.
"Este debate é contra queima do coco inteiro pelas carvoarias, pelas cerâmicas. O que ameaça a economia e a vida dessas famílias e comunidades tradicionais. Tocantins é uma região que o babaçu é extremamente utilizado por essas famílias", afirma Carolina.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.