O Brasil Rural foi até o interior de São Paulo saber mais sobre a expectativa de safra da laranja para 2017/2018. A segunda reestimativa, divulgada recentemente pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), apontou uma produção de 385,20 milhões de caixas de 40,8 quilos cada. O que corresponde a um aumento de 2,98% em relação à estimativa de setembro e 5,69% ao número inicial divulgado em maio.
O balanço positivo até o momento foi desencadeado pelas chuvas acima da média, de acordo com dados da Somar Meteorologia. Para falar sobre este bom desenvolvimento da safra, Marcelo Ferreira, conversou com o coordenador da pesquisa de estimativa de safra da Fundecitrus, Vinícius Trombin. O ciclo começou em maio deste ano e vai até abril de 2018.
"Nós já colhemos 3/4 da produção e ainda resta 25% da produção desta que já é uma das melhores safras da última década. É uma safra boa, grande e com os preços se mantendo rentáveis ao citricultor. Primeiro pelo volume que está sendo produzido e segundo porque a safra do ano passado foi muito baixa. É um momento muito bom pra citricultura. Pra você ter uma idéia: 97% do suco de laranja produzido hoje é exportado para o mercado europeu", avalia ele.
Na entrevista, Trombin fala ainda sobre a produção, as doenças mais comuns na citricultura e o mercado para o suco de laranja lá fora.
Ouça a entrevista completa no player abaixo.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.