O Brasil Rural desta segunda-feira (11) conversa com o secretário Argileu Martins sobre os 53 anos da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri-DF). Segundo ele, um dos principais desafios em 2017 foi a crise hídrica que assolou os produtores. Outra importante questão foi a regularização fundiária. Na entrevista, Argileu fala ainda sobre o desenvolvimento do setor agropecuário, que é decisivo para a economia do Distrito Federal e do país.
"Nós estamos trabalhando justamente para aumentar a produção de água nessas bacias. Trabalhamos em parceria com os produtores rurais, desde o manejo do solo, construindo estradas que aproveitam para carregar nossos lençóis, trabalhando com o processo de terraceamento - que é uma tecnologia antiga, mas ainda muito eficaz, e também trabalhando com o próprio manejo de água. Nós estamos recuperando nascentes. Só na Bacia do Descoberto, nós vamos trabalhar 224 nascentes e construir 1.200 barraginhas", diz ele como desafios permanentes da Secretaria.
Sobre a crise hídrica, o secretário pontuou que não dá para saber ainda se esta é uma crise que veio para ficar, pois há de se considerar os efeitos das mudanças climáticas.
Acompanhe a entrevista completa:
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.