O Brasil Rural desta terça-feira (2) fala sobre uma ferramenta que beneficia os produtores de algodão. O novo site da Casa do Algodão traz todo o conteúdo das principais entidades voltadas à cotonicultura goiana, entre eles a Associação Goiana dos Produtores de Algodão (Agopa), o Fundo de Incentivo à Cultura do Algodão em Goiás (Fialgo) e o Instituto Goiano de Agricultura (IGA).
Sobre este assunto, o programa entrevistou Brenno Sarques, jornalista da Agopa, uma das entidades responsáveis pelo site. Segundo ele, o portal foi tanto uma necessidade do público interno - técnicos e produtores - quanto do público em geral. Um dos assuntos mais procurados no site são: a Campanha Sou + Algodão e tópicos sobre sustentabilidade. No site, há um esforço para mostrar as boas práticas na cadeia produtiva.
"O Brasil é o maior produtor de algodão sustentável do mundo. Então, a gente faz um esforço muito grande para mostrar que nós temos o algodão brasileiro responsável. Esse programa é premiado. O próprio Ministério Público do Trabalho já deu declarações sobre este programa. Cerca de 73% dos produtores no GO já aderiram ao programa de sustentabilidade. E isso é um ganho enorme pra todos. É um ganho na redução do uso de defensivos agrícolas, em mais de 50%. E é um ganho na qualidade de vida do trabalhador. E isso atrai mais o público, porque o consumidor está cada vez mais consciente e quer saber a origem do produto que ele está usando", destaca Brenno.
Ouça a entrevista completa:
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.