Radicalização online, cyberbullying, aliciamento digital e crimes cibernéticos são algumas das situações em que jovens podem se envolver em problemas com a lei — seja como autores, seja como vítimas. O Nacional Jovem convidou a delegada de polícia e professora da área jurídica Luana Davico para falar sobre os crimes praticados em ambiente digital, e de comportamentos que estão por trás desse problema — como o abandono digital.
Dra. Luana explica que o abandono digital é a negligência ou omissão dos pais quanto ao uso das redes sociais, da internet, pelos seus filhos. "(Os pais) deixam os filhos explorarem um mundo que é desconhecido pelos pais também — porque a rede social é um grande mundo de desconhecimento", pontua. Na conversa, ela também aborda comportamentos dos adolescentes nas redes sociais — como o "feed zero" — e os códigos secretos adotados pelos mais jovens.
A conversa também passa pela responsabilização de crianças e adolescentes que cometem esses atos infracionais — à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente —, as principais dificuldades que a polícia e o sistema jurídico enfrentam ao lidar com esses crimes praticados no ambiente digital, e como pais, educadores e a sociedade podem colaborar para prevenir o aliciamento digital e a radicalização online.
Para saber mais, ouuça a entrevista completa no player acima.
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, de 13h30 às 15h, na Rádio Nacional da Amazônia.