O Brasil Rural de hoje falou sobre o resultado de uma chamada pública da Embrapa para projetos Agritech. No último dia 26, foram selecionadas em Brasília, as 7 empresas parceiras da Embrapa que irão atuar na área de inovação do agronegócio com tecnologias digitais, drones, agricultura de precisão, robótica e fábrica de mudas, entre outros.
Quem explica melhor essa iniciativa e o consecutivo aporte de até R$ 5 milhões para cada empresa, é o responsável pela Chamada Pontes para Inovação, Daniel Trento.
"A Embrapa, historicamente, tem desenvolvido uma série de tecnologias para o agronegócio. E agora com essa nova tendência da agricultura em convergência com tecnologias digitais e automatização do campo se percebeu que muitas das empresas parceiras da Embrapa enfrentam dificuldade justamente no momento de validar essas tecnologias no campo. Pois é um processo muito caro. Então, a Embrapa percebeu que existem alguns fundos no Brasil trabalhando com apoio a essas agritechs e desenvolveu uma experiência piloto no Centro-Oeste para identificação de empresas com alto potencial de sucesso", explica ele.
Das sete finalistas, seis compareceram ao evento. A Gira, primeira empresa a se apresentar, tem a proposta de reformular a cadeia de crédito do agronegócio com a oferta de uma plataforma de acompanhamento da produção, que envolve conhecimentos jurídicos e agronômicos, com contratação de profissionais autônomos, como ocorre hoje no Uber (aplicativo de transporte privado). A empresa proporcionará mais segurança para os agentes de crédito e menor custo para os produtores. A última a se apresentar, a Horus, é especializada em mapeamento de terreno com uso de drones e softwares de inteligência computacional.
Acompanhe a entrevista completa no player acima.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.
*Com informações da Embrapa