Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Consumo do arroz no Brasil vem caindo nos últimos 20 anos

Afirmação foi dada pelo professor Argemiro Brum, diretamente do RS, no quadro 'Mercado e Cotações'

Brasil Rural

No AR em 27/02/2018 - 13:03

O Brasil Rural de hoje comenta a situação dos produtores de arroz no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, que é considerado o maior produtor. Segundo o professor Argemiro Brum, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), a situação segue crítica principalmente pela seca que atinge a metade sul gaúcha causando perdas importantes nas lavouras complementares, como a soja. Um outro fator que vem preocupando muito os produtores é a forte redução no consumo nacional do produto. O consumo caiu 10 kg por habitante no Brasil nos últimos 20 anos. 

Arroz

O economista da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos do Mercado Agropecuário (CEEMA), da Unijuí, comenta também os problemas com a soja para os argentinos. "A safra de soja argentina já está com perdas de 10 milhões de toneladas, devido a forte seca. O fenômeno La Niña se confirma por lá. E há uma tendência de que talvez essa quebra seja maior já que a meteorologia indica poucas chuvas para março e abril. Se isso vier a ocorrer, pega em cheio o momento crucial de desenvolvimento da soja na Argentina", explica ele.

Ouça também a análise para o mercado de carnes, milho e feijão no player abaixo:

  

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 27/02/2018 - 13:21

Mais do programa