Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embrapa responde dúvida de ouvinte sobre plantio direto de hortaliças

Em entrevista ao Brasil Rural, pesquisador explica como preparar o solo e que material usar sem recorrer a herbicidas

Brasil Rural

No AR em 23/02/2018 - 12:40

O Brasil Rural de hoje responde a uma dúvida do ouvinte Ronney de Souza, de Juazeiro, na Bahia, sobre o plantio direto de hortaliças. Sobre hortas, equipamentos e o manejo do solo, conversamos com o pesquisador da Embrapa Hortaliças, Nuno Madeira. Na entrevista, ele explica os benefícios de se adotar o sistema direto. 

Alface

 

"Por que adotar o sistema de plantio direto e não o convencional? Entre os benefícios estão: reduzir erosão, controlar o mato de uma forma mais facilitada, aumentar a matéria orgânica e trazer de novo a saúde do solo para que ele possa produzir plantas saudáveis. No convencional, a matéria orgânica queima muito rápido e traz mais erosões. Mas o sucesso do plantio direto está nas plantas de coberturas. O que chamamos de adubação verde na agricultura orgânica, incluindo sempre gramíneas e de preferência associada a outras plantas. A gente sugere ao produtor também tirar o herbicida, fazendo uma agricultura mais limpa", aponta o pesquisador sobre a preparação do solo.


Se interessou pelo assunto? Confira a entrevista completa:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 23/02/2018 - 12:58

Mais do programa