O Brasil Rural desta sexta-feira, 23, explica a logística de armazenagem de grãos no país. Devido ao déficit e altos custos da armazenagem abre-se um mercado para o setor privado. Com o aumento da safra, nossa armazenagem e transporte não crescem na mesma proporção.
Sobre este assunto, o programa conversou com o pesquisador da ESALQ-LOG, grupo de pesquisa do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ-USP), Fernando Rocha. Sobre a logística do transporte nas principais regiões produtoras, ele diz que o transporte tem melhorado nos últimos anos para a produção de grãos.
"A gente já se fala num uso grande e crescente das ferrovias, principalmente na região do Mato Grosso para os portos do Sul. E a gente tem também uma perspectiva que já é uma realidade no que diz respeito as exportações de grãos pelos portos do arco norte. Mas a gente tem gargalos significativos neste setor", comenta.
E complementa sobre a armazenagem: "Pra esse ano também, a gente tem uma quebra de safra que pode favorecer a armazenagem em 2018. A expectativa é que este produtor de soja saia beneficiado pelos preços maiores", comemora.
Acompanhe a entrevista completa:
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.