Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os jardins de mel em Curitiba

O primeiro "Jardim de Mel" fica no Parque Barigui e é todo feito com abelhas sem ferrão

Brasil Rural

No AR em 01/03/2018 - 12:20

O Brasil Rural de hoje fala sobre o projeto Jardins de Mel em Curitiba que tem por objetivo a divulgação das abelhas nativas sem ferrão, responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras. O agrocólogo e um dos idealizadores do projeto, Felipe Thiago de Jesus, conversou com o programa.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Esse tipo de produto desperta o interesse da indústria de cosméticos, farmacêutica e gastronômica, de acordo com Felipe.

O programa também oferece palestras e cursos de capacitação para horteiros e professores, para que esse conhecimento seja passado adiante.

 

Jardim de Mel
Jardim de Mel , por Divulgação / Ascom Prefeitura de Curitiba

"O projeto Jardim de Mel vem como uma forma de conscientização ambiental, da importância e dos benefícios que essas abelhas representam. E também como uma forma de reintrodução dessas espécies nos espaços verdes da cidade. A fim de melhorar a polinização da cidade. Tendo em vista que até 1839 as únicas abelhas que viviam em nosso continente eram as nossas abelhas brasileiras, sem ferrão. Nós consideramos essas abelhas um grande tesouro brasileiro. E Curitiba tem um enorme prazer de estar divulgando para o mundo esse patrimônio natural que nós temos. No Brasil nós temos 300 espécies de abelhas sem ferrão, das 400 que existem no mundo", destaca Felipe sobre o projeto e as espécies escolhidas.

 

No site do projeto, é possível encontrar dicas sobre quais as árvores, flores e frutíferas que devem ser plantadas para atrair mais abelhas. 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 01/03/2018 - 13:12

Mais do programa