O Brasil Rural deste 8 de março conversou com a gerente de programas da ONU Mulheres, Ana Carolina Querino, sobre as ações da entidade no Brasil. Neste Dia Internacional da Mulher, a organização e instituições parceiras conclamam as ativistas rurais e urbanas à mobilização por igualdade de gênero e empoderamento das mulheres no âmbito das Nações Unidas.
Criada em 2010, a entidade tem como atuação prioritária a liderança e a representatividades das mulheres nos diversos espaços de poder e decisão, o empoderamento econômico dessas mulheres e o enfrentamento à violência doméstica.
Na entrevista, Ana Carolina comenta a complexidade da situação das mulheres que passam por violência doméstica nas zonas rurais. "Tem de fato a questão do isolamento. Se gritar não tem quem ouça, se sair em busca de atendimento, tem que andar quilômetros, talvez até dias, para chegar a um serviço mais próximo."
Querino comentou, ainda, sobre o crescimento da participação da mulher no agronegócio. "É um grande avanço que as mulheres estejam liderando esses negócios. Porque antes elas estavam muito mais como coadjuvantes".
Confira a entrevista completa no player abaixo:
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.