Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professora da UnB destaca benefícios do morcego

Segundo Ludmilla Aguiar, há espécies que ajudam no reflorestamento e outras que polinizam as flores

Brasil Rural

No AR em 20/03/2018 - 14:51

O Brasil Rural desta terça-feira (20) destaca o estudo referência sobre morcegos realizado pela Universidade de Brasília (UnB). Marcelo Ferreira conversou com a professora do Departamento de Zoologia da UnB, Ludmilla Aguiar, sobre a benfeitoria de algumas espécies. Você sabia, por exemplo, que há aquelas que ajudam no reflorestamento de plantas ou atuam como polinizadoras? Na entrevista, a pesquisadora fala da transmissão da raiva e também sobre espécies que atuam como predadores de pragas.

Ouça no player abaixo:


Segundo ela, falta informação pois nem todo morcego transmite a raiva, além de termos muito pouco contato com eles.

Professora Ludmilla Aguiar e um espécime de morcego conservado em álcool

"O que os morcegos realmente fazem para a gente todo dia é polinizar flores, que vão gerar frutos. E dispersar sementes que vão criar um novo tipo de vegetação além de controlar pragas agrícolas. Sem eles, a gente talvez nem teria o que comer. A gente tem frutos devidos aos morcegos", enfatiza a professora, que trabalha há 20 anos na conservação e manejo do mamífero voador.

 

Ainda sobre a raiva, ela diz que apenas 1% dessa população está infectada. Para isso, o melhor remédio é vacinar, por exemplo, o gado. De acordo com Ludmilla, o preconceito contra o morcego leva a casos de violência contra esses animais. Mas ela descarta a superstição de que o morcego ataque as pessoas.

Ela lembrou que os morcegos preferem se abrigar em lugares mais quentes - sem a luz direta do sol - e escuros. Para se locomover, eles usam a ecolocalização. 

A professora recebeu o Prêmio Spallanzani 2017, pela pesquisa desenvolvida sobre os morcegos. Ela foi a terceira mulher do mundo a conquistá-lo.

 

"Passei a maior parte da minha vida tentando mostrar como os morcegos beneficiam a nossa vida", declarou.

 

Ela afirmou que é preciso tomar cuidado com o acúmulo de fezes do animal e considera essencial a construção de moradias que evitem a entrada dos morcegos.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 20/03/2018 - 15:25

Mais do programa