Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Abelhas ajudam a ampliar a produção e o cultivo da pitaia no Nordeste

Professor fala do estudo feito sobre os polinizadores no cultivo e na produção da pitaia por morcegos, abelhas e mariposas

Brasil Rural

No AR em 10/04/2018 - 06:57

O professor titular na área de abelhas e polinização da Universidade Federal do Ceará (UFC), Breno Freitas, fala sobre a presença das abelhas na produção e no cultivo de pitaias (cactáceas).

Segundo o professor, a pitaia é uma fruta originária de florestas tropicais do continente americano, que está sendo produzida e bem aceita no nordeste brasileiro devido à temperatura da região.  “É uma planta recente, que não necessita de muita água”, afirma o pesquisador.

Ele explica também que estudos mostram que as pitaias, além da se autopolinizarem, também são polinizadas por morcegos, já que é a noite que a flor se abre. Como no nordeste não há muitos desses animais, torna-se importante a contribuição das abelhas e das mariposas para esse trabalho, principalmente para a produção de frutas grandes e mais pesadas.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Ouça a entrevista no player abaixo:


 

 

Criado em 10/04/2018 - 07:58

Mais do programa