O Brasil Rural conversa com o professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), Argemiro Brum, no quadro Mercado e Cotações.
O professor analisa o agronegócio brasileiro e comenta o mercado de grãos e de carnes.
De acordo com o especialista, "o arroz continua com grandes dificuldades comerciais". Boa parte do arroz é feito no Sul, fronteira do Uruguai e Argentina e nessa região houve uma enorme seca e como consequência a quebra da safra.
O feijão carioca teve leve aumento, já o feijão preto teve o preço um pouco menor em regiões mais ao norte do Sul. No caso da soja, com as cotações em alta em Chicago, os estoques foram reduzidos e se mantiveram firmes. No mercado brasileiro, a soja e o milho estão em alta.
No mercado das carnes houve poucas alterações nos preços do Boi Gordo. Segundo o especialista: “a cotação da arroba do boi gordo está sob pressão, como se diz no mercado, porque há boas condições de pastagens e isso permite que os negócios aconteçam muito lentamente”, afirma.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.
Ouça a conversa no player abaixo: