Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Petição online pede que o cerrado e a caatinga sejam transformados em Patrimônio Nacional

Em entrevista ao Brasil Rural, uma das coordenadoras da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, Isabel Figueiredo, fala sobre o uso sustentável dos biomas para não se chegar à extinção

Brasil Rural

No AR em 05/04/2018 - 13:09

O Brasil Rural desta quinta-feira (5), conversou com a assessora técnica do Instituto Sociedade População Natureza (ISPN) e uma das coordenadoras da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, Isabel Figueiredo.

Na entrevista a Marcelo Ferreira, ela fala mais sobre a campanha e sobre a petição online, que pede que o cerrado e a caatinga sejam transformados em Patrimônio Nacional. 

Cerrado
Cerrado (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)

Segundo Isabel Figueiredo, "o pedido é para corrigir um erro histórico que foi quando a nossa Constituição protegeu e reconheceu como Patrimônio Nacional biomas como a Amazônia, a Mata Atlântica e o Pantanal. No nosso ponto de vista, todos os biomas tem a mesma importância até porque são conectados. Um bioma não vive sem o outro. Então, a gente não pode cuidar mais de um em detrimento do outro. Tem um imaginário popular de que a floresta é mais importante que o deserto, mas isso é muito mal construído porque cada bioma tem sua especificidade". Ela destaca ainda que cada ecossistema tem sua importância. 

De acordo com a campanha, criada por mais de 50 organizações e movimentos sociais, a extinção do cerrado está cada vez mais próxima daí a importância de protegê-lo. Segundo maior bioma da América do Sul, o cerrado é considerado o berço das águas e tem hoje mais de 50% de sua vegetação nativa desmatada. 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Ouça a íntegra no player abaixo:

 

Criado em 05/04/2018 - 13:33

Mais do programa