O Brasil Rural entrevistou nesta quarta-feira (16) Omar Vieira Vilela, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ele falou sobre o lançamento de três novos tipos de arroz: dois do tipo agulhinha tradicional e um arbóreo.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Omar contou que o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) mantém na região um programa de melhoramento do arroz desde 1938.
O pesquisador explicou que o arroz arbóreo lançado recentemente apresenta um rendimento industrial elevado, entre 52% e 55%. Ele também falou sobre os diferentes usos desses tipos de arroz:
“O arroz agulhinha deve agradar os consumidores por ter grãos mais soltos e macios, enquanto que o arbóreo é próprio para risotos, especial para culinária italiana”, destaca.
Omar esclarece ainda que o programa de melhoramento do arroz tem como objetivo abrir novos mercados e criar novas opções de consumo, melhorando a renda de pequenos e médios produtores.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.