Nesta terça-feira (26), o Brasil Rural entrevistou o presidente da Fundação Banco do Brasil, Asclepius Soares (Pepe), que fala sobre a criação de bancos comunitários e construção de cisternas, que beneficiarão 3,6 mil famílias em nove estados.
Segundo o presidente da Fundação, o banco de sementes é análogo a uma instituição financeira: o agricultor vai buscar as sementes no banco e, após a colheita, ele devolve uma quantidade um pouco maior para que outros ou ele mesmo possa fazer uso novamente dessas sementes no próximo plantio. Além disso, o projeto também prevê a construções de cisternas para garantir a água da produção.
“Esses projetos, eu diria o seguinte, eles estão no centro da missão da Fundação e nós ficamos muito orgulhosos por isso. A missão da Fundação Banco do Brasil, de uma maneira bem clara e rápida, é melhorar a vida das pessoas. E aqui nós temos a convicção de que a gente está realmente melhorando a vida de muitos brasileiros. São cerca de 3 mil e 600 pessoas atendidas. Nós vamos trabalhar em nove estados do Semiárido brasileiro e vamos implantar 20 bancos de sementes em cada estado. São 180 bancos de sementes”, esclarece Pepe
Ouça a entrevista na íntegra no player abaixo:
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.