Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Crise dos combustíveis chama a atenção para a importância biodiesel

O biodiesel é um produto que tem um papel importante para a cadeia produtiva no Brasil e pode ser feito a partir da soja

Brasil Rural

No AR em 05/06/2018 - 05:00

Nesta terça-feira (5), o Brasil Rural conversou com o gerente de Economia da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), Daniel Amaral. Na entrevista, ele falou sobre o biodiesel.

Ouça a entrevista no player abaixo:


Daniel explicou que o biodiesel é um produto feito a partir de matérias-primas nacionais, como óleos vegetais e gorduras animais.

O gerente considera que é possível aumentar gradativamente a mistura de biodiesel no Brasil. Segundo ele, isso melhoraria a qualidade do ar, geraria mais empregos e ainda tornaria o produto mais competitivo.

A produção de soja e de outros óleos vegetais para biodiesel também pode proporcionar ao produtor mais uma opção de venda, o que fortaleceria a cadeia produtiva e criaria mais empregos no país, de acordo com Daniel. 

Ele também falou sobre a comparação entre o biodiesel e o diesel de petróleo.

 

“É grande a diferença entre o biodiesel e o diesel de petróleo. O biodiesel é um produto muito menos poluente, melhora a qualidade do ar, reduz a emissão do monóxido de carbono. A gente tem uma redução das emissões de gases do efeito estufa em relação ao diesel de petróleo de mais de 70%”, afirma Daniel.

 

Daniel acrescentou que o biodiesel é um produto renovável, enquanto o diesel de petróleo é armazenado em águas profundas, retirado e queimado.

Ele espera que a crise dos combustíveis chame a atenção para a importância do biodiesel.

O gerente reiterou que hoje o Brasil importa biodiesel e que é necessária uma política de longo prazo.

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 05/06/2018 - 09:41

Mais do programa