Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alimentação de vacas influencia na saúde dos bezerros

Período pré-parto é crucial para uma boa produção de leite

Brasil Rural

No AR em 30/08/2018 - 05:00

O Brasil Rural conversou nesta quinta-feira (30) com Bruno Campos de Carvalho, pesquisador da Unidade da Embrapa Gado de Leite, sobre a importância da alimentação, principalmente para vacas no período de pré-parto.

Ouça no player abaixo:


Bruno afirmou que esse período é crucial para uma boa produção de leite. Mesmo sem produzir leite durante a gestação, no último mês, o bezerro precisa de nutrientes que equivalem ao que é usado na produção de 10 litros do alimento.

Se o produtor tiver um pasto de boa qualidade, será suficiente para atender as necessidades da vaca. Se ao contrário, o pasto é deficiente, é preciso introduzir volumoso suplementar, para balancear os nutrientes necessários na alimentação. Bruno explicou ainda sobre a silhagem de cana.

O pesquisador falou também sobre a importância do colostro para o bezerro. Ele acrescentou que uma boa alimentação no início da vida proporciona um melhor desenvolvimento do animal.

 

“Pesquisas recentes mostram que, toda vez que o bezerro é bem alimentado nos primeiros meses de vida, ele vai resultar em vacas que vão entrar no cio mais cedo e vão produzir mais leite na primeira lactação”, complementa. 

 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 30/08/2018 - 10:49

Mais do programa