Nesta quinta-feira (20) a Embrapa realiza o “Seminário Internacional União Europeia – Brasil Perdas e Desperdício de Alimentos em Cadeias Agroalimentares: Oportunidade para Políticas Públicas” para discutir o desperdício de alimentos.
Para falar sobre este evento, o Brasil Rural conversa com o analista da Secretaria de Inovação da Emprapa, Gustavo Porpino. Ele fala sobre hábitos de consumo de alimentos e o desperdício.
O especialista explica que o desperdício no Brasil é um problema grave em termos ambientais em toda cadeia, desde a fazenda até a mesa dos brasileiros, onde muitas vezes o alimento quando chega é desperdiçado.
"A gente percebe que a família brasileira tem muitos fatores comportamentais que são propícios ao desperdício de alimentos e muitas vezes essas famílias não se dão conta que jogam tanta comida fora", explica o analista.
Gustavo Porpino lembra ainda que dados comportamentais explicam as diferenças entre as famílias que desperdiçam pouco ou muito alimento. Ele destaca hábitos como o gosto pela fartura, a valorização de uma grande compra mensal e a preparação de comida mais de uma vez ao dia (pesquisa aponta que 56% das famílias preparam comida pelo menos duas vezes ao dia em casa), apesar de não ser um hábito ruim, se não houver planejamento termina com muita sobra de alimentos e parte dessa sobra vai parar no lixo.
Outro tema a ser abordado no evento será as políticas públicas para a sustentabilidade da cadeia agroalimentar. O seminário acontece hoje, 20 de setembro de 8h30h as 13h, no Auditório D, Embrapa, Brasília-DF.
Ouça no player abaixo:
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.