Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cirurgia guiada por vídeo é usada em animais de grande porte

Técnica menos invasiva reduz risco de contaminação e permite rápida recuperação

Brasil Rural

No AR em 19/09/2018 - 10:54

O Brasil Rural desta quarta-feira (19) conversou com Fábio Ximenes, professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), que abordou a técnica de cirurgia guiada por vídeo em animais de grande porte, como equinos, bovinos, ovinos, caprinos.

O professor explica que é uma técnica inédita na UnB, menos invasiva, e que reduz o risco de contaminação e permite a recuperação mais rápida do animal. O procedimento também é usado para diagnósticos com resultados mais precisos. "A câmera dá uma capacidade de ampliação bem maior. Nós temos uma ótica rígida parecida com a que faz a endoscopia nos humanos”, explica.

Outra vantagem, segundo o professor, é que na maioria das vezes não há a necessidade de anestesia geral. A técnica ainda permite desenvolver melhor o lado pedagógico, visto que é um hospital universitário.

Ouça a entrevista completa no player acima.

Para mais informações, entre em contato com o hospital veterinário: 3468-7255.

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional do Rio de Janeiro; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 19/09/2018 - 11:11

Mais do programa