Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa apresenta soluções para cultivo sustentável do cajá

Até então a colheita da planta era feita de forma extrativista

Brasil Rural

No AR em 01/10/2018 - 09:31

O Brasil Rural desta segunda-feira (01) entrevista o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Eugênio Araújo, sobre a cooperação técnica entre a Embrapa e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) para viabilizar o cultivo da cajazeira.

O pesquisador explica a pesquisa lida com o desafio do cultivo do cajá, que é sair do sistema extrativista e tornar possível o cultivo sustentável. Além disso, busca soluções para a logística e para o chamado “domesticar a planta”, ou seja, trazer a espécie de seu estado selvagem para uma produção sustentável.

“Para todas as plantas, para que a gente faça o cultivo, nós temos que ter as plantas com características ideais, que a gente chama "ideótipo". Para o cultivo, além de outras características, é importante o porte. Esses cajás espontâneos, que estão no sistema extrativista, são plantas que têm uma altura máxima de 15 a 20 e até 30 metros. Isso gera dificuldade, principalmente, no sistema de colheira. Plantas nessas alturas você não consegue colher ela e espera que ela caia para poder colher, o que causa danificação do fruto", destaca Eugênio Araújo.

 

O especialista lembra ainda que a primeira tarefa do estudo é reduzir o porte da planta para que a colheita possa ser feita manualmente. Outro ponto é a questão de trabalhar técnicas da precocidade para viabilizar uma produção num prazo razoável e com produtividade maior.

O Piaui tem em torno de 74 hectares de áreas cultivadas de cajás, as primeiras no Brasil.

 

Ouça a entrevista no player abaixo:


Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 01/10/2018 - 09:45

Mais do programa