O Brasil Rural desta terça-feira (18) falou de uma mosca de estábulo que se prolifera com a proibição do bagaço de cana de açúcar na produção de energia elétrica. A entrevista foi com João Batista Catto, pesquisador de parasitologista da Embrapa Gado de Corte em Campo Grande.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Esse tipo de mosca é hematófaga, ou seja, suga sangue.
Ele explicou que esses animais encontram nesse ambiente da cana de açúcar o local ideal para a proliferação das larvas.
As chuvas aumentam a proliferação das moscas dos estábulos, de acordo com João. Ela está em todos os estados brasileiros, com mais frequência nas regiões de cana de açúcar.
O pesquisador sugere evitar o ambiente favorável ao desenvolvimento dessas larvas. A limpeza correta e a compostagem também auxiliam no combate à mosca de estábulo.
Esse inseto estressa o gado e, por isso, ocorre a diminuição de leite e grandes prejuízos para o produtor.
“Como ela é uma mosca hematófaga tem possibilidade de transmitir algumas doenças e a mordida dela é muito doída. Com isso os animais se estressam bastante. Deixam de se alimentar e ruminar na tentativa de fugir das moscas”, afirma.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.