Roberto Simões, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), fala ao Brasil Rural sobre a situação de Brumadinho e os impactos que a tragédia provocou na vida dos produtores rurais, pois muitas propriedades podem ter sidos afetadas pela lama do rompimento da barragem. Representantes da Vale e entidades se reuniram para buscar soluções para os problemas.
Ouça no player abaixo:
Roberto afirmou que, em um primeiro momento, a grande dificuldade é chegar aos locais afetados e obter dados sobre os prejuízos. Ele reforçou que a Faemg, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (Senar) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estarão à disposição para ajudar na reconstrução da economia.
O presidente da Faemg citou problemas de irrigação e na entrega da produção, dentre outros.
“Estamos estudando esse processo emergencial, vendo dívidas, provendo algum recurso imediato e depois ver as dívidas de banco para gente recompor ou até pedir em alguns casos uma anistia a esse pessoal, pois são pequenos produtores que têm dívidas relativamente pequena com o PRONAF”, destacou.
Ele falou também sobre as propriedades atingidas na tragédia de Mariana. Segundo ele, elas continuam sendo atendidas. Foram reconstruídas casas e fornecidos alimentos para o rebanho.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.