Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Brasil, 76% das plantas utilizadas na produção de alimentos dependem de polinização

Relatório mostra os impactos econômicos, ambientais e sociais para a agricultura do Brasil

Brasil Rural

No AR em 15/02/2019 - 05:00

O Brasil Rural desta sexta-feira (15) entrevistou Márcia Maués, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental. Ela fala de um relatório que aponta a importância da polinização na agricultura.

Ouça no player abaixo:


O relatório foi realizado pela Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador e a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

Ela explicou que as abelhas são as principais polinizadoras, mas existem outros agentes.

O estudo foi feito com base em trabalhos publicados sobre polinização em plantas cultivadas ou coletadas para consumo humano.

Nessa pesquisa, foram encontradas 289 plantas utilizadas na alimentação. Há informação sobre polinização em 66% delas, ou seja, 191. Dessas, 76% são dependentes de polinizadores.

A pesquisadora falou também sobre o uso agressivo de agrotóxicos e a dificuldade em compreender a importância desses agentes.

 

“A falta de conhecimento, de conscientização das pessoas de que sem polinizadores, sem esses agentes que realizam a polinização, a produtividade agrícola vai cair bastante”, destaca.

 

O objetivo do relatório, segundo a pesquisadora, é aproximar a ciência da sociedade, da informação de forma simplificada. 

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia..

 

Criado em 15/02/2019 - 08:34

Mais do programa