Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caroço de açaí pode ser usado como fonte de energia para fazer tijolos

Pesquisa constatou que o caroço do açaí pode substituir a lenha, mostrando-se 21% mais eficiente do que a madeira

Brasil Rural

No AR em 26/02/2019 - 09:44

Pensando na importância de preservação e conservação do nosso ecossistema, o Brasil Rural desta terça-feira (26) entrevistou Roberto Peres da Silva, professor de química do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA) e um grupo de alunos do instituto. Eles falaram sobre uma pesquisa que identificou o caroço do açaí como fonte de energia na produção de tijolos.

A pesquisa foi desenvolvida pelo professor com um grupo de alunos (Daniele Barros, Higor de Amorim e Karollyne Lima) do curso técnico em Florestas, com o objetivo de dar destinação aos caroços, que costuma ser armazenados em sacos e entregue à coleta da cidade.

Pesquisa aponta o caroço do açaí como fonte de energia para produzir tijolos

A aluna Daniele Barros lembra que os estudantes vivem na região amazônica e o açaí é uma fruta típica. Os estudantes viram um potencial no caroço do açaí, que acaba sendo desperdiçado. Segundo Karollyne Lima, outra aluna que participou do estudo, 15% do açaí é utilizada para polpa, sobrando 85% para descarte ou outras utilizações. Uma outra utilização dos caroços do açaí é usá-los como fonte de energia (queima) na produção de tijolos. O caroço do açaí substitui a lenha e a pesquisa constatou que o caroço se mostrou 21% mais eficiente que a lenha na hora de assar os tijolos.  

Daniele salienta a importância do curso técnico para os alunos: “está tendo muito desmatamento, então, [o curso] é muito importante que a gente tenha esse conhecimento, para a gente poder utilizar melhor os recursos florestais, que estão sendo usados de maneira muito inapropriada”, afirma. Higor de Amorim acrescenta que o maior ganho no curso foi na conscientização e sensibilização ambiental.

Ouça a entrevista no player abaixo:

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 26/02/2019 - 10:29

Mais do programa