Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor fala sobre o funcionamento das barragens de rejeitos de minério

Ele explica do que é feito o rejeito de minério

Brasil Rural

No AR em 07/02/2019 - 05:00

O Brasil Rural desta quinta-feira (07) entrevistou Roberto Galery, chefe do departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para falar sobre o funcionamento das barragens de rejeitos de minério.

Ouça a entrevista completa no player abaixo:


O professor explica que rejeitos de minério são feitos de dois tipos de produtos. O primeiro é a lama de minério de ferro. O segundo é uma granulometria de areia muito fina que vai para o processo de concentração. No final, eles são encaminhados para a barragem de rejeito. São compostos de 40% de material sólido e 60% de água.

Ele fala que a barragem em forma de barranco é uma tecnologia já desenvolvida há muito tempo na engenharia da mecânica de solos, como barramentos alternativos e mais baratos, feitos do próprio solo.

 

“O problema todo nas barragens de rejeitos é a água. Quando não se elimina a água da barragem, ela vai provocar esses problemas que eles falam de liquefação. Então o sólido mistura com a água e vira alguma coisa viscosa que flui”, afirma.

 

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

 

Criado em 07/02/2019 - 08:40

Mais do programa