Ao todo 12 equipes do Rally da Safra percorrem o país com o objetivo de realizar uma avaliação da safra de soja e milho. Fábio Meneghin, coordenador do Rally da Safra, fala ao Brasil Rural sobre levantamento deste ano, que vai avaliar a expedição do impacto do clima irregular nas lavouras de soja precoce no oeste e norte do Paraná.
Ouça a entrevista no player abaixo:
A primeira avaliação foi feita no Mato Grosso. As equipes contam com agrônomos, economistas, administradores e estudantes.
Fábio explica que o objetivo é verificar a situação do campo e também observar outros fatores, como ânimo dos produtores e expectativa de produção.
Na avaliação, foi constatado até o dia 15 de janeiro que a safra da soja chegou a 117 milhões de toneladas, número menor em relação ao do ano passado. Um dos problemas pode ser a falta de chuva, segundo o coordenador.
No dia 28 de março será divulgado o relatório final.
"É uma fonte a mais para os órgãos públicos poderem olhar a situação da safra no Brasil", destaca.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.