Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o biochar, tipo de carvão que melhora a qualidade do solo

Pesquisadora fala que material também é uma forma de estocar carbono

Brasil Rural

No AR em 15/03/2019 - 09:27

Cláudia Maia, pesquisadora da Embrapa Floresta, fala nesta sexta-feria (15) ao Brasil Rural sobre o uso do biochar na agricultura, um tipo de carvão capaz de melhor a qualidade do solo.

A pesquisadora explica que se trata de de carvão feito a partir de biomassa via pirólise. "O biochar afeta quase todas as funções do solo. Ele promove a agregação da fração mineral, com a fração orgânica, onde começa a haver uma aeração e porosidade diferenciadas e a água pode se alojar nesses poros de uma maneira mais eficiente do que onde não tem esse material", relata.     

Segunda a pesquisadora, além de melhorar a qualidade do solo, o biochar é uma forma de estocar carbono. "Você captura carbono e mantém ele imóvel por um tempo bastante longo. Dessa forma, está contribuindo para minimizar o problema do aquecimento global", pontua.    

Ouça a entrevista completa:


Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia..

Criado em 15/03/2019 - 09:48

Mais do programa