Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Florestas naturais, plantadas e recuperadas têm a mesma importância?

Pesquisador fala do potencial econômico de cada tipo de floresta

Brasil Rural

No AR em 18/03/2019 - 05:00

O Brasil Rural desta segunda-feira (18) entrevistou Erick Schaitza, pesquisador da Embrapa Floresta. Ele falou sobre a importância da floresta como fonte de alimento, alternativa de emprego e influências climáticas e sobre preservação. No dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Floresta e da Árvores.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

Segundo ele, a Organização das Nações Unidas definiu floresta como uma área de cobertura de árvores com volume, de pelo menos, 50% da área coberta.

O pesquisador explicou as ligações da floresta com o aquecimento global. 

Ele afirmou que o Brasil já declarou o desejo de desmatamento ilegal zero.

Floresta Plantada

 

 

 “O desafio é gerar condições para que a floresta gere cada vez mais dinheiro e mais negócios com ela em pé”, declarou.

 

 

Sobre as florestas plantadas, ele destacou a relatividade. Com um espaço agrícola degradado, ela melhora a conservação de águas, do solo e ajuda a aumentar a biodiversidade. Comparada com florestas naturais, tem menos biodiversidade, pois não cumpre todos os serviços ambientais. Por outro lado, as florestas plantadas trazem mais lucro, explicou o pesquisador.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia..

Criado em 18/03/2019 - 10:58

Mais do programa