O Brasil Rural conversou, nesta sexta-feira (29), com Francisco Soares Neto, diretor presidente da Tropical Melhoramento & Genética (TMG), sobre uma novidade no controle da ferrugem da soja.
A ferrugem da soja é uma doença que causa danos na produção e mesmo no controle delas. É também conhecida como ferrugem asiática e entrou no Brasil nos anos 2000, muito provavelmente trazida pelo vento, explica Francisco.
Ele informa que o monitoramento e controle deve se dar no início, para causar menos danos.
O Diretor conta que a TMG conseguiu a patente do método que controla o avanço da ferrugem na soja. Há uma identificação e seleção de plantas de soja com resistência à doença, usando a Tecnologia Inox. Essa patente foi concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A gente não dispensa a aplicação de fungicida na soja inox, porém o controle vai ser muito melhor, afirma.
Finaliza afirmando que o método também é uma ferramenta de seleção e pressão para que aplicação do fungicida nas plantas seja reduzida.
Ouça a entrevista no Player abaixo:
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia..