Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista esclarece dúvida de ouvinte sobre polinização do maracujá

Pesquisador explicou que, para o bom desenvolvimento da fruta, o primeiro passo é a escolha da variedade adequada para cada região

Brasil Rural

No AR em 11/04/2019 - 05:00

Para responder ao questionamento do ouvinte Antonio Carlos, da Fazenda Recanto do Sossego, município de Porangatu (Goiás) sobre o cultivo do maracujá, o Brasil Rural desta quinta-feira (11) conversou com Nilton Junqueira, pesquisador da Embrapa Cerrados.

Ouça a entrevista no player abaixo:

 

O pesquisador explicou que, para o bom desenvolvimento da fruta, o primeiro passo é a escolha da variedade adequada para cada região e o segundo é a utilização de técnicas, sendo uma dela a polinização manual.

Ele afirmou que a mamangaba é um polinizador parecido com um besouro preto. Nilton garante que esse polinizador frutifica cerca de 13% dos frutos. Agora na existência de uma polinização manual (utilizando pincel), o rendimento pode chegar a 80%. 

Sobre a questão do ouvinte, ele considerou quatro possibilidades: o ataque da mosca ao botão floral - que é uma praga que provoca queda de todos os botões da flor -; a retirada de todo o polén pela abelha; a autopolinização das flores e interferência das chuvas.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  maracujá

Criado em 11/04/2019 - 10:57

Mais do programa