Nesta segunda-feira (1º), o Brasil Rural entrevistou Madeliny Saracho Jara, estudante e presidente do Núcleo de Estudos em Milho e Sorgo da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ela comentou as pesquisas dos alunos sobre o plantio do milho e do sorgo e ainda apresentou as principais variedades de milho usadas na alimentação humana e animal.
Ouça a entrevista no player abaixo:
A estudante explicou que o Núcleo de Estudos é vinculado ao departamento de agricultura da universidade e desenvolve estudos relacionados aos grãos, visando a troca de conhecimentos entre professores, estudantes e produtores rurais.
Ela falou sobre as diferenças dos grãos (silagem, alimentação humana) e sobre o mercado do milho.
Madelinye afirmou que os excedentes do grão podem ser usados na fabricação de bioetanol.
"A gente vê o milho surgindo como uma potencialidade, pois a gente consegue produzir o ano inteiro", destacou.
Outro assuntou abordado foi o milho econômico, que é cultivado, desde o início, entendendo a produção como uma empresa, onde é preciso planejar, verificar o mercado, custos, explicou Madeliny.
"O milho produzido com certificação é também uma forma de agregar valor", afirmou.
O sorgo é uma possibilidade para os pequenos produtores, pois é uma cultura mais barata. No entanto, a estudante acrescentou que é necessário observar o manejo.
O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.