Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MG: intoxicação triplica por mau uso de equipamentos de proteção individual

Náuseas e tonturas são alguns dos sintomas

Brasil Rural

No AR em 10/04/2019 - 05:00

O Brasil Rural desta quarta-feira (10) entrevistou Caio Coimbra, analista de agronegócios da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), sobre os casos de intoxicação agudas por causa de agrotóxicos que triplicaram em Minas Gerais.

Ouça a entrevista no player abaixo:


O analista fala dos três órgãos federais (MAPA, Anvisa e Ibama) que trabalham com a regulação dos produtos químicos. Mesmo os produtos sendo registrados, eles trazem riscos e a recomendação é utilizar adequadamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). É necessário um trabalho de conscientização, pois a a exposição ao produto é um problema.

 

" Então, se a gente quebrar essa exposição utilizando os equipamentos de proteção individual, a gente consegue minimizar, senão zerar esse problema no dia a dia dos produtores rurais, dos trabalhadores rurais", destacou.

 

Alguns dos equipamentos de proteçao individual voltados para a agricultura e contra exposição a químicos são botas, macacão, luvas, bonés, avental, máscara e óculos. 

Ele destacou ainda que a não utilização desse EPIs pode trazer consequências gravíssimas.

Os sintomas de imediato em caso de intoxicação são náuseas, tonteiras e irritação na área afetada. Ao longo dos anos, pode se acumular no organismo e ser descoberto por check up.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia..

Criado em 10/04/2019 - 08:29

Mais do programa