O Brasil Rural desta quarta-feira (03) conversou com Jacqueline de Oliveira, pesquisadora da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (Esalq/USP) sobre uma pesquisa, de sua autoria, que apresenta um produto natural que promete melhorar a qualidade do morango na pós-colheita.
Ouça no player abaixo:
O morango é uma fruta frágil, possui alto metabolismo e é mais suscestível à deterioração bacteriana, explicou Jacqueline.
A proposta da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia da Esalq/USP é a utilização de óleos essenciais a um recobrimento comestível, reduzindo as doenças fungicidas.
A pesquisa constatou que o tempo de armazenamento do morango pode chegar a até 18 dias. Hoje ele não passa de sete dias.
Jacqueline afirmou que agora é preciso adaptar essa formulação para que se torne comercial e seja produzida em larga escala.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.