O Brasil Rural desta quarta-feira (22) entrevistou Idelberto Muniz de Almeida, docente do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina (UNESP). Ele falou sobre a morte de trabalhadores em armazéns de silos de grãos. Só em 2017, ocorreram 24 mortes e em 2018, foram 13 mortos.
Ouça a entrevista no player abaixo:
Ele explicou que a legislação estabelece regras de barreiras para a segurança do trabalhador e todos têm conhecimento e passam por treinamento. Porém, mesmo com elas, ocorre o acidente.
Em geral, o soterramento em silos mata em instantes. O trabalhador é asfixiado ao afundar nos grãos e não consegue subir à superfície, semelhante a uma areia movediça.
Segundo o docente, as medidas de prevenção não são de difícil implementação: o uso de um cinto, a verificação da qualidade de ar no interior do silo, e o respeito à norma.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.