Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ong promove desenvolvimento sustentável do Vale do Rio Doce

O Instituto Terra foi criado pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa em 1998

Brasil Rural

No AR em 05/06/2019 - 06:32

Esta semana é voltada para as questões do meio ambiente e para mais uma abordagem sobre o tema, o Brasil Rural desta quarta-feira (05) entrevistou Isabella Salton, diretora executiva do Instituto Terra. A ong, localizada em Aimorés (entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo) atua na região do Vale do Rio Doce e foi criada pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia Deluiz Wanick Salgado, em abril de 1998.

Segundo Isabella, os fundadores foram na contramão ao olhar aquela fazenda que tinha uma terra já árida e sofrida, e pensar em recuperar e trazer a natureza de volta.  

"A região, apesar do enorme potencial econômico, pelo seu tamanho, foi empobrecendo muito", explicou.  

 

Ouça a entrevista:

 

Ao longo dos 21 anos de instituto, mais de seis milhões de mudas nativas foram produzidas. Destas, 2,5 milhões foram usadas no replantio da própria fazenda. "Se a gente for pensar, seria uma muda para cada habitante de Brasília", compara a gerente.  

Isabella conta, ainda, que o reflorestamento de uma área pode trazer uma nascente de volta. E, diante desta realidade, surgiu na reserva o Programa Olhos D'agua, que visa a recuperação de todas as nascentes da bacia do Rio Doce.

Para mais informações sobre o instituto clique aqui

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  meio ambiente

Criado em 05/06/2019 - 07:06

Mais do programa