O Tarde Nacional – Amazônia desta sexta-feira (13) falou sobre o vício em jogos de azar. A entrevistada foi a psicóloga e pesquisadora do Ambulatório do Transtorno do Jogo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Bruna Lopes.
Ela citou os tipos de jogos que são considerados de azar e fez um alerta sobre aqueles que estão disponíveis a todo o tempo e em todos os lugares, os jogos online. A psicóloga explicou de que forma eles agem no cérebro humano, no sistema de recompensas, criando uma dependência semelhante à de substâncias como o álcool e outras drogas. E classificou o vício em jogos online como uma verdadeira epidemia.
Segundo a especialista, todos estão suscetíveis ao vício em jogos, entretanto alguns grupos são mais vulneráveis, como jovens, pessoas com TDAH e indivíduos com depressão ou outros transtornos. Ela elencou alguns sinais de que o hábito de jogar virou um vício e indicou de que forma as pessoas podem buscar ajuda profissional.
Bruna Lopes citou a pesquisa nacional da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), cujos dados mostram que 19% dos entrevistados deixaram de fazer compras de supermercado para apostar. Segundo ela, os prejuízos desse tipo de vício vão além dos financeiros, afetando a saúde física e mental e as relações sociais dos dependentes.
Clique no player acima para conferir a entrevista.
O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia.