Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fermentação do cacau é fundamental para chocolate de qualidade

Pesquisadora explica como é a feita a produção do fruto amazônico no Pará

Brasil Rural

No AR em 14/06/2019 - 06:45

O Brasil Rural desta sexta-feira (14) traz uma entrevista com Alessandra Lopes, professora em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Pará - UFPA, sobre pesquisas para melhoramento do cacau e do chocolate da Amazônia. Segundo ela, a Amazônia tem três estados de maior relevância na produção do cacau: Pará, Amazonas e Rondônia, sendo o Pará o maior produtor nacional. "Por isso a sua relevância em quantidade e também em relação ao cacau orgânico", apontou.

Ouça no player abaixo: 

 

De acordo com Alessandra, para o plantio do cacau não há necessidade de desmatamento e é possível fazer o plantio junto com outras árvores presentes.

"Você não precisa derrubar floresta pra poder plantar cacau", afirmou.

 

A pesquisadora explica que o segredo para desenvolver um chocolate com maior impacto de sabor e de aroma está na fermentação feita de forma adequada. Para isso, são necessárias diversas pesquisas que descubram os microrganismos que desenvolvem todo esse processo. "O objetivo é manter o melhor da qualidade de cada região. A gente não quer vender um inóculo único para todos os produtores e isso gerar um único sabor. A gente quer valorizar o que tem de melhor daquela região".     

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  Cacau Chocolate UFPA

Criado em 14/06/2019 - 08:17

Mais do programa