Com participação da tradicional dupla de violeiras "As Galvão", de São Paulo, a 19ª edição do Encontro recebe também a dupla goiana "Irmãs Freitas", entre outros convidados, logo mais, no Complexo Cultural de Planaltina. O Encontro de violeiros e violeiras do DF começa nesta sexta (19) e termina no domingo (21).
Para falar mais sobre o evento, Miguelzinho Martins conversou com o violeiro, fundador do Clube do Violeiro de Brasília e idealizador do Encontro, Volmi Batista.
Segundo ele, data de 1929 a gravação do 1º disco de música caipira no país. Já que naquela época estavam surgindo os primeiros aparelhos que tocavam disco. E não tinha ainda uma discografia caipira.
Então, Cornélio Pires foi quem enfrentou essa parada e hoje nós temos, sem dúvida, uma das maiores discografias senão do país, do mundo.
Na entrevista, Volmi fala também sobre a proposta que tramita no Senado de tornar o dia 13 de julho, o Dia Nacional da música e viola caipira. Mas por quê 13 de julho? De acordo com o violeiro essa é o dia de nascimento do Cornélio Pires.
Sem o que fazer no fim de semana? Confira aqui a programação do evento no site do Clube do Violeiro Caipira.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.