Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Encontro de violeiros e violeiras do DF celebra os 90 anos da música caipira

Com nomes de peso como "As Galvão" e as "Irmãs Freitas", 19ª edição acontece neste fim de semana, em Planaltina

Brasil Rural

No AR em 19/07/2019 - 05:00

Com participação da tradicional dupla de violeiras "As Galvão", de São Paulo, a 19ª edição do Encontro recebe também a dupla goiana "Irmãs Freitas", entre outros convidados, logo mais, no Complexo Cultural de Planaltina. O Encontro de violeiros e violeiras do DF começa nesta sexta (19) e termina no domingo (21).

Para falar mais sobre o evento, Miguelzinho Martins conversou com o violeiro, fundador do Clube do Violeiro de Brasília e idealizador do Encontro, Volmi Batista. 

Segundo ele, data de 1929 a gravação do 1º disco de música caipira no país. Já que naquela época estavam surgindo os primeiros aparelhos que tocavam disco. E não tinha ainda uma discografia caipira.

Então, Cornélio Pires foi quem enfrentou essa parada e hoje nós temos, sem dúvida, uma das maiores discografias senão do país, do mundo.

Na entrevista, Volmi fala também sobre a proposta que tramita no Senado de tornar o dia 13 de julho, o Dia Nacional da música e viola caipira. Mas por quê 13 de julho? De acordo com o violeiro essa é o dia de nascimento do Cornélio Pires. 

Sem o que fazer no fim de semana? Confira aqui a programação do evento no site do Clube do Violeiro Caipira

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 19/07/2019 - 18:28 e atualizado em 19/07/2019 - 18:25

Mais do programa