O Brasil Rural desta sexta-feira (23) volta ao tema desertificação, que é o processo de degradação do solo nas zonas áridas, semiáridas e sumúmias secas. O programa conversa com Aluísio Andrade, pesquisador da Embrapa Solos.
Ouça no player abaixo:
Ele explicou que a desertificação é uma pressão antrópica, devido à ação humana em cima dos recursos naturais e ao mau uso da vegetação com reflexo no solo.
Aluísio afirmou que a prevenção é a melhor forma de impedir o processo de desertificação. Para isso, deve-se evitar o uso de área vulnerável e, quando necessário, utilizar com muito critério, com práticas conservacionistas e respeitando a capacidade de suporte deste ambiente.
O pesquisador relatou que o uso de barragem subterrâneas é uma tecnologia que ajuda as plantas a resistirem melhor às condições do solo.
"É esse conjunto de práticas que eu diria que vai, de certa forma, evitar a desertificação", considerou.
Ele reforçou que, mesmo que em áreas já desertificadas, é sempre possível traçar estratégias, como plantar leguminosas e realizar adubação.
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.