Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conjunto de práticas podem evitar processo de desertificação do solo

Uso de barragem subterrâneas é uma das tecnologias para que plantas resistam melhor às condições do solo

Brasil Rural

No AR em 23/08/2019 - 06:26

O Brasil Rural desta sexta-feira (23) volta ao tema desertificação, que é o processo de degradação do solo nas zonas áridas, semiáridas e sumúmias secas. O programa conversa com Aluísio Andrade, pesquisador da Embrapa Solos

Ouça no player abaixo:


 

Ele explicou que a desertificação é uma pressão antrópica, devido à ação humana em cima dos recursos naturais e ao mau uso da vegetação com reflexo no solo.

Aluísio afirmou que a prevenção é a melhor forma de impedir o processo de desertificação. Para isso, deve-se evitar o uso de área vulnerável e, quando necessário, utilizar com muito critério, com práticas conservacionistas e respeitando a capacidade de suporte deste ambiente.

O pesquisador relatou que o uso de barragem subterrâneas é uma tecnologia que ajuda as plantas a resistirem melhor às condições do solo.

 

"É esse conjunto de práticas que eu diria que vai, de certa forma, evitar a desertificação", considerou.

 

Ele reforçou que, mesmo que em áreas já desertificadas, é sempre possível traçar estratégias, como plantar leguminosas e realizar adubação. 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 23/08/2019 - 11:01

Mais do programa