Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa apresenta técnica de manejo para qualidade e saúde do solo

Qualidade do solo é analisada a partir de medição de enzimas

Brasil Rural

No AR em 25/10/2019 - 06:12

E nesta sexta-feira (25) o Brasil Rural conversou com Ieda Mendes, pesquisadora da Embrapa Cerrados, sobre a técnica de manejo para qualidade e saúde do solo, a partir da medição de enzimas.

Ouça no player abaixo:


 

Ela explicou que um solo saudável é biologicamente ativo, produtivo. Além disso, um solo que sequestra carbono, armazena água e facilita a intermediação de pesticida, é mais resiliente. 

 

"Ele mantém todos os aspectos de saúde da planta e também da qualidade ambiental", destacou.

 

A pesquisa da Embrapa desenvolveu uma tecnologia chamada bioanálise de solo e já estará disponível em alguns laboratórios comerciais a partir da colheita 2019/2020. O estudo mede enzimas, servindo como parâmetro que integra toda a biologia do solo.

 

"Elas funcionam como uma forma de acessar toda a memória do solo, para gente entender não só o estado atual, mas tudo que a gente fez com ele", afirmou.

 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Tags:  solo Embrapa

Criado em 25/10/2019 - 07:45

Mais do programa