Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sistema ILPF compensa a emissão de gases de efeito estufa na produção rural

Estudo mostra que sistema de integração lavoura-pecuária-floresta tem grande potencial de gerar saldos positivos de carbono

Brasil Rural

No AR em 06/03/2020 - 10:04

ILPF, sigla para integração lavoura-pecuária-floresta.  Ela consiste em se ter esses elementos na mesma área simultaneamente. Umas das possibilidades de configuração desse sistema é plantar milho junto com sorgo ou uma planta forrageira. Após a colheita, fica um pasto bem adubado para receber o gado, enquanto isso, plantam-se árvores em toda a propriedade, reservando um espaçamento ideal entre ela, para se obter sombreamento para reduzir o estresse do rebanho em dias de sol quente, e madeira para uso na propriedade.

O pesquisador da Embrapa Cerrados, Robélio Marchão, explica que o sistema gera benefícios a partir dessa interação.

“O objetivo da integração lavoura-pecuária-floresta é justamente intensificar a produção na fazenda integrando os componentes num sistema organizado, para que a gente possa ter os benefícios da sinergia quando colocamos esses componentes juntos", destaca.

 

Saiba mais sobre o assunto ouvindo a entrevista que foi ao ar no Programa Brasil Rural:

 

O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 06/03/2020 - 10:14

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa