ILPF, sigla para integração lavoura-pecuária-floresta. Ela consiste em se ter esses elementos na mesma área simultaneamente. Umas das possibilidades de configuração desse sistema é plantar milho junto com sorgo ou uma planta forrageira. Após a colheita, fica um pasto bem adubado para receber o gado, enquanto isso, plantam-se árvores em toda a propriedade, reservando um espaçamento ideal entre ela, para se obter sombreamento para reduzir o estresse do rebanho em dias de sol quente, e madeira para uso na propriedade.
O pesquisador da Embrapa Cerrados, Robélio Marchão, explica que o sistema gera benefícios a partir dessa interação.
“O objetivo da integração lavoura-pecuária-floresta é justamente intensificar a produção na fazenda integrando os componentes num sistema organizado, para que a gente possa ter os benefícios da sinergia quando colocamos esses componentes juntos", destaca.
Saiba mais sobre o assunto ouvindo a entrevista que foi ao ar no Programa Brasil Rural:
O Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.