A Embrapa Pecuária Sudeste e empresas parceiras estão fazendo um monitoramento em fazendas brasileiras para viabliizar o uso da água de maneira sustentável, evitando assim o desperdício e melhorando a eficiência hídrica. Para falar sobre o tema, o Brasil Rural desta quinta-feia (25) falou com o pesquisador da unidade em São Paulo, Julio Palhares.
De acordo com ele, nos dois ultimos anos, os produtores de leite foram incentivados a instalar hidrômetros em suas propriedades, fazendo leituras mensais para monitorar o gasto de água. E numa primeira análise em 60 propriedades, onde foram instalados os hidrômetros, constatou-se uma economia equivalente a 19 milhões de litros de água. Nos dados comparados ao consumo de 2020 e 2019.
Na entrevista, o pesquisador explicou ainda que pequenas intervenções foram feitas com algumas ações como: conserto de vazamentos, uso correto da água em uma lavagem de instalações, e mudanças de hábitos importantes que fizeram uma grande diferença no consumo de água
Ouça a entrevista completa, no player acima.