Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como é feito o controle da água no Brasil

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), responsável pelo regulamento do uso da água em todo o país

Brasil Rural

No AR em 12/03/2021 - 07:00

Para falar sobre a regulamentação da água para todos os setores do pais, o Brasil Rural entrevistou Thiago Fontenelle, coordenador de Estudos Setoriais da ANA.

Segundo o coordenador, é importante que uso da água seja responsável e racional, e para que tenha segurança hídrica para a população, principalmente para irrigação na produção de alimentos. Para captar essa água, todo produtor precisa requisitar uma autorização chamada "autorga de uso da água". Alguns não precisam da autorga,mas precisa ser cadastrado para que se tenha esse controle, para que não falte água para as cidades e todos os setores econômicos

Ele explica ainda que existe uma divisão da águas de superficies (água dos rios) e da águas subterrâneas, e que grande parte da irrigação no Brasil se dá pela água de superficie.

Mas o mais importante que isso, há uma divisão também entre águas de domínio da União que agente chama de rios federais, que são regulados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, e rios que nascem e desembocam dentro de um mesmo estado, que são regulados por entes estaduais”. Complementa Thiago Fontenelle.

Para saber mais ouça a entrevista no player acima.

Criado em 12/03/2021 - 15:39

Mais do programa